E agora é só pagar.
Quem se lembra do:
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
...
É isso que eu penso cada vez que chega a fatura do meu cartão de crédito.
Esse mês eu vou gastar menos... E será que eu gasto menos?
Eis algumas perguntinhas para quem vai gastar, antes de gastar:
-Eu vou usar isso quantas vezes?
-Eu vou usar isso quantas vezes?
-Eu realmente preciso disso?
-Eu posso pedir emprestado, alugar, pegar de alguém por tempo indeterminado sem avisar (nessas horas vale até apelar) ou realmente preciso comprar?
-Eu costumo comprar coisas que depois me arrepender?
-Eu quero porque está na moda e todo mundo tem?
E por ai vai...
Claro que tudo tem os dois lados da moeda... alguns gastam de mais e outros de menos.
Quem já leu: O Santo e a Porca sabe do que estou falando.
Quem já leu: O Santo e a Porca sabe do que estou falando.
Estamos vendo o nosso planeta escorrer entre nossos dedos, e quem vai catar as gotas do chão? Será que vai ter alguém para fazer esse trabalho depois? Não sei, eu sei que esse papo de ambientalismo está na moda, e não adianta correr para as lojas comprar uma camiseta com a frase:
Salve o planeta!
Nem tudo o que se refere a moda pode se vestido literalmente.
Amanhã é a páscoa, quanto chocolate, quanta mão de obra, quanta embalagem, e a gente gosta disso... que droga, o pior é que a gente gosta.
E para onde vão as embalagens depois? Quem aqui se endividou na páscoa? Ok, não necessariamente ficou no vermelho, mas quem aqui pensou: Puxa, eu poderia ter aproveitado esse dinheiro melhor. Eu acho que fulano gostaria e ter ganhado outra coisa, e nã0 chocolate, mas é o espírito PASCOALINO (O que importa não é a palavra estar correta e sim o que ela significa) quem diz que você tem que dar chocolate. Está lá, a propaganda... e eles mandam.
Concordo plenamente! E a pascoá nada mais que uma clara demonstração disto, assim como outras datas festivas onde se é costume dar presentes. Já foi o tempo em que o consumo erá a mando das necessidades básicas do consumidor. Um exemplo disso é a pirâmide da hierarquia de necessidades de Maslow trabalhada no marketing, onde o consumo se baseia em primeiro momento pelas necessidades fisiologicas, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal. Já que o consumismo atingiu tal ponto que em muitas pessoas se tornou até uma doença, acredito que devemos trabalhar com a sustentabilidade em cima dos produtos, seja ambiental, econômica e social. É possivel capitalizar esse consumismo e pensar no futuro das empresas, dos consumidores e do nosso Planeta.
ResponderExcluirÓtimo tema. Parabéns!
A gente fica num beco sem saida, né não? Nestes tempos de crise, o governo diz pra gente não deixar de consumir, pra ajudar a nação. Mas, por outro lado, claro, tem a questão meio-ambiental, que você mencionaou bem. Acho que a solução estaria no "consumo consciente": consumir o necessário, tentando sempre optar por produtos que não agridam o planeta.
ResponderExcluirInteressante. Vai nessa!
http://bemcontar.blogspot.com
comente os relatos.
Leia também sobre o concurso.
Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
ResponderExcluirO consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.
É necessário pensar mais nesta questão de consumir muito, ainda mais agora com a crise mundial, as pessoas deveriam ter mais conciência
A matéria está bem interessante e bem realista. Infelizmente as propagandas que circulam nos meios de comunicação, acabam influenciando das crianças, dizendo para os pais o que deve ser comprado e quando querem o presente.
ResponderExcluirMuitas crianças estão mais interessadas apenas no brinde que o ovo de páscoa traz e "satisfazendo" seu desejo de consumo, na maioria das vezes o chocolate nem é lembrado, ás vezes eu me pergunto: "até quando será assim? por que nós profissionais de Marketing e Publicidade e Propaganda, devemos fazer propagandas apelativas?".
Deixo meu comentário aqui.
Liana
Falar sobre consumismo é muito complexo, pois trata-se de um grave problema mundial que envolve não só o fator financeiro, capitalista, da situação como também os fatores psicológicos e sociais de cada indivíduo, afinal, cada consumidor, desde que nasce, pode e faz toda a diferença na contribuição da crise, ou no auxílio à sustentabilidade financeira de uma região.
ResponderExcluirUma das muitas pontas soltas desse fator, consumismo, é a má educação dos jovens de todo o mundo, cuja mente possuí apenas cinco comandos básicos : Consumir, Furnicar, Comer, Dormir, Ser e Consumir.
Em pesquisas recentes, feitas com jovens de 15 à 17 anos, em algumas escolas de diferenciados estados brasileiros, observou-se que o desejo de estar na moda, enturmar-se, ser eceito socialmente de cada indivíduo o leva a consumir cada vez mais, na tentativa desenfreada de igualar-se ou superar outro indivíduo, que por sua vez consome mais do que de costume, para não se deixar abater. Um grande e letal círculo vicioso para a economia.
Empresas de cartões de crédito tem, mensalmente, um prejuízo de milhões, até mesmo bilhões de reais e dólares em contas que não foram pagas.
Com a recente crise mundial declarada, o índice de desemprego em muitos lugares do mundo cresce dia após dia, de formas quase implacáveis.
O Índice de Desenvolvimento Humano -IDH- de alguns estados caíram.
E até memso a mídia aberta alerta que para auxiliar no controle financeiro do pais, para sobreviver a crise, é necessário o auto-controle.
Auto-controle, exatamente o que falta à pessoas que possuem uma doença chamada Compulsividade.
Os consumidores compulsivos são a principal causa, muitas vezes, da falência financeira de uma família.
Então eis que surgem os menos interessados e dizem : E o que eu tenho haver com isso ? Problema deles.
Mas então eu questiono: Se a crise perdurar, e o desemprego se abater de forma ainda mais avassaladora sobre o mundo. Isso não te atingiria ?
E o consumo excessivo, que produz toneladas de lixo do produto final de cada um comsumido, que por sua vez é despejado em qualquer lugar pelos menos concientes. As doenças que o lixo produz não atingem voce ?
O consumismo, como muitos outros fatores, tornou-se um problema de responsabilidade de todos, e por isso, a todos cabem sua resolução.
Salvar o mundo não é uma questão de ideias e palavras, mas ações.
Olá,tudo bom ?
ResponderExcluirGostei muito do seu post,vc possui uma literatura muito bacana de se ler.....adorei,será um prazer voltar e ler aos demais.......beijossss.....passa lá no meu,você vai se amarrar.....bjs e abraços.....até a próxima.
nada a acrescentar, disse tudo e nao faltou nada, é uma pena que o "mundo moderno" chegou a esse ponto.
ResponderExcluirhttp://automaiablog.blogspot.com/
hahaha :P
ResponderExcluirSemana santa eh um saco, mas amo chocolate!
i u planeta? esse planeta ja si f...
:P
hehehe
abçs
brincadeiras a parte... o homem é o lobo do homem mesmo. embalagem eu costumava guardar mas agora eu relaxei mesmo :P
ResponderExcluirdeve ser pq nao sou mais criança i nao ganho tantos presentes quanto costumava !
otimo blog !
abçs
Pois é, e agora José???
ResponderExcluirEu tava falando para meus alunos, as pessoas saem para olhar os ovos, veem o tamanho, acham barato um ovo de R$ 25,00 de 200 gr, mas já olharam a barra de 200 gr quanto custa? sai uns R$ 4,00.
A imagem é o que vende na Páscoa, que é uma data, como o Natal, que ninguem entende nada, só sai comprando, comprando, comprando.
e msm, vcs disseram tudo, olha como esta o nosso mundo moderno
ResponderExcluirEu já fui muito criticada por pensar racionalmente neste monte de dias disso e daquilo que existem... uma vez disse: "que saco isso de dia das mães, dos namorados, das crianças..." e me disseram: "ai credo, porque você não gosta do dia das mães?". Mas a questão não é essa. Eu amo minha mãe, meu pai e as crianças, mas pra que preciso comprar e gastar pra demonstrar isso??? Sentimento não se demonstra com coisas e sim com mais sentimento.
ResponderExcluirOdeio ter que me enquadrar nessas convenções que foram convencionadas por uma questão comercial.
Concordo com o post: é maravilhoso, é lindo ganhar um ovo, uma caixa de bombons decorada e tudo o mais, mas eu preciso disso??? Eu mesma, preocupada com minhas curvas (ou falta delas) dividi tudo que ganhei, para não comer chocolate demais e porque realmente não precisava de tudo aquilo... se eu me senti bem quando ganhei??? No instante foi maravilhoso e encheu meus olhos mas rapidamente me veio na cabeça: "pra que gastar tanto com isso?". Quem bom, minha consciência consumista ainda existe!!!