sábado, 11 de abril de 2009

Foi mais forte do que eu...


E agora é só pagar.


Quem se lembra do:

E agora, José?

A festa acabou,

a luz apagou,

o povo sumiu,

a noite esfriou,

e agora, José?

e agora, você?

...


É isso que eu penso cada vez que chega a fatura do meu cartão de crédito.

Esse mês eu vou gastar menos... E será que eu gasto menos?


Eis algumas perguntinhas para quem vai gastar, antes de gastar:
-Eu vou usar isso quantas vezes?

-Eu realmente preciso disso?

-Eu posso pedir emprestado, alugar, pegar de alguém por tempo indeterminado sem avisar (nessas horas vale até apelar) ou realmente preciso comprar?

-Eu costumo comprar coisas que depois me arrepender?

-Eu quero porque está na moda e todo mundo tem?

E por ai vai...


Claro que tudo tem os dois lados da moeda... alguns gastam de mais e outros de menos.
Quem já leu: O Santo e a Porca sabe do que estou falando.


Estamos vendo o nosso planeta escorrer entre nossos dedos, e quem vai catar as gotas do chão? Será que vai ter alguém para fazer esse trabalho depois? Não sei, eu sei que esse papo de ambientalismo está na moda, e não adianta correr para as lojas comprar uma camiseta com a frase:

Salve o planeta!

Nem tudo o que se refere a moda pode se vestido literalmente.


Amanhã é a páscoa, quanto chocolate, quanta mão de obra, quanta embalagem, e a gente gosta disso... que droga, o pior é que a gente gosta.

E para onde vão as embalagens depois? Quem aqui se endividou na páscoa? Ok, não necessariamente ficou no vermelho, mas quem aqui pensou: Puxa, eu poderia ter aproveitado esse dinheiro melhor. Eu acho que fulano gostaria e ter ganhado outra coisa, e nã0 chocolate, mas é o espírito PASCOALINO (O que importa não é a palavra estar correta e sim o que ela significa) quem diz que você tem que dar chocolate. Está lá, a propaganda... e eles mandam.


12 comentários:

  1. Concordo plenamente! E a pascoá nada mais que uma clara demonstração disto, assim como outras datas festivas onde se é costume dar presentes. Já foi o tempo em que o consumo erá a mando das necessidades básicas do consumidor. Um exemplo disso é a pirâmide da hierarquia de necessidades de Maslow trabalhada no marketing, onde o consumo se baseia em primeiro momento pelas necessidades fisiologicas, segurança, relacionamento, estima e realização pessoal. Já que o consumismo atingiu tal ponto que em muitas pessoas se tornou até uma doença, acredito que devemos trabalhar com a sustentabilidade em cima dos produtos, seja ambiental, econômica e social. É possivel capitalizar esse consumismo e pensar no futuro das empresas, dos consumidores e do nosso Planeta.

    Ótimo tema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A gente fica num beco sem saida, né não? Nestes tempos de crise, o governo diz pra gente não deixar de consumir, pra ajudar a nação. Mas, por outro lado, claro, tem a questão meio-ambiental, que você mencionaou bem. Acho que a solução estaria no "consumo consciente": consumir o necessário, tentando sempre optar por produtos que não agridam o planeta.
    Interessante. Vai nessa!

    http://bemcontar.blogspot.com
    comente os relatos.
    Leia também sobre o concurso.

    ResponderExcluir
  3. Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços.
    O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.

    É necessário pensar mais nesta questão de consumir muito, ainda mais agora com a crise mundial, as pessoas deveriam ter mais conciência

    ResponderExcluir
  4. A matéria está bem interessante e bem realista. Infelizmente as propagandas que circulam nos meios de comunicação, acabam influenciando das crianças, dizendo para os pais o que deve ser comprado e quando querem o presente.

    Muitas crianças estão mais interessadas apenas no brinde que o ovo de páscoa traz e "satisfazendo" seu desejo de consumo, na maioria das vezes o chocolate nem é lembrado, ás vezes eu me pergunto: "até quando será assim? por que nós profissionais de Marketing e Publicidade e Propaganda, devemos fazer propagandas apelativas?".
    Deixo meu comentário aqui.
    Liana

    ResponderExcluir
  5. Falar sobre consumismo é muito complexo, pois trata-se de um grave problema mundial que envolve não só o fator financeiro, capitalista, da situação como também os fatores psicológicos e sociais de cada indivíduo, afinal, cada consumidor, desde que nasce, pode e faz toda a diferença na contribuição da crise, ou no auxílio à sustentabilidade financeira de uma região.

    Uma das muitas pontas soltas desse fator, consumismo, é a má educação dos jovens de todo o mundo, cuja mente possuí apenas cinco comandos básicos : Consumir, Furnicar, Comer, Dormir, Ser e Consumir.
    Em pesquisas recentes, feitas com jovens de 15 à 17 anos, em algumas escolas de diferenciados estados brasileiros, observou-se que o desejo de estar na moda, enturmar-se, ser eceito socialmente de cada indivíduo o leva a consumir cada vez mais, na tentativa desenfreada de igualar-se ou superar outro indivíduo, que por sua vez consome mais do que de costume, para não se deixar abater. Um grande e letal círculo vicioso para a economia.
    Empresas de cartões de crédito tem, mensalmente, um prejuízo de milhões, até mesmo bilhões de reais e dólares em contas que não foram pagas.
    Com a recente crise mundial declarada, o índice de desemprego em muitos lugares do mundo cresce dia após dia, de formas quase implacáveis.
    O Índice de Desenvolvimento Humano -IDH- de alguns estados caíram.
    E até memso a mídia aberta alerta que para auxiliar no controle financeiro do pais, para sobreviver a crise, é necessário o auto-controle.
    Auto-controle, exatamente o que falta à pessoas que possuem uma doença chamada Compulsividade.
    Os consumidores compulsivos são a principal causa, muitas vezes, da falência financeira de uma família.
    Então eis que surgem os menos interessados e dizem : E o que eu tenho haver com isso ? Problema deles.
    Mas então eu questiono: Se a crise perdurar, e o desemprego se abater de forma ainda mais avassaladora sobre o mundo. Isso não te atingiria ?
    E o consumo excessivo, que produz toneladas de lixo do produto final de cada um comsumido, que por sua vez é despejado em qualquer lugar pelos menos concientes. As doenças que o lixo produz não atingem voce ?
    O consumismo, como muitos outros fatores, tornou-se um problema de responsabilidade de todos, e por isso, a todos cabem sua resolução.
    Salvar o mundo não é uma questão de ideias e palavras, mas ações.

    ResponderExcluir
  6. Olá,tudo bom ?
    Gostei muito do seu post,vc possui uma literatura muito bacana de se ler.....adorei,será um prazer voltar e ler aos demais.......beijossss.....passa lá no meu,você vai se amarrar.....bjs e abraços.....até a próxima.

    ResponderExcluir
  7. nada a acrescentar, disse tudo e nao faltou nada, é uma pena que o "mundo moderno" chegou a esse ponto.

    http://automaiablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. hahaha :P

    Semana santa eh um saco, mas amo chocolate!
    i u planeta? esse planeta ja si f...
    :P
    hehehe

    abçs

    ResponderExcluir
  9. brincadeiras a parte... o homem é o lobo do homem mesmo. embalagem eu costumava guardar mas agora eu relaxei mesmo :P
    deve ser pq nao sou mais criança i nao ganho tantos presentes quanto costumava !

    otimo blog !

    abçs

    ResponderExcluir
  10. Pois é, e agora José???

    Eu tava falando para meus alunos, as pessoas saem para olhar os ovos, veem o tamanho, acham barato um ovo de R$ 25,00 de 200 gr, mas já olharam a barra de 200 gr quanto custa? sai uns R$ 4,00.

    A imagem é o que vende na Páscoa, que é uma data, como o Natal, que ninguem entende nada, só sai comprando, comprando, comprando.

    ResponderExcluir
  11. e msm, vcs disseram tudo, olha como esta o nosso mundo moderno

    ResponderExcluir
  12. Eu já fui muito criticada por pensar racionalmente neste monte de dias disso e daquilo que existem... uma vez disse: "que saco isso de dia das mães, dos namorados, das crianças..." e me disseram: "ai credo, porque você não gosta do dia das mães?". Mas a questão não é essa. Eu amo minha mãe, meu pai e as crianças, mas pra que preciso comprar e gastar pra demonstrar isso??? Sentimento não se demonstra com coisas e sim com mais sentimento.
    Odeio ter que me enquadrar nessas convenções que foram convencionadas por uma questão comercial.
    Concordo com o post: é maravilhoso, é lindo ganhar um ovo, uma caixa de bombons decorada e tudo o mais, mas eu preciso disso??? Eu mesma, preocupada com minhas curvas (ou falta delas) dividi tudo que ganhei, para não comer chocolate demais e porque realmente não precisava de tudo aquilo... se eu me senti bem quando ganhei??? No instante foi maravilhoso e encheu meus olhos mas rapidamente me veio na cabeça: "pra que gastar tanto com isso?". Quem bom, minha consciência consumista ainda existe!!!

    ResponderExcluir