sábado, 11 de abril de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=ZmNzfaGxEcA

Chegou essa semana (09/04/2009) aos cinemas o filme "Delírios de Consumo de Becky Bloom", filme baseado em uma série de livros da Britânica Sophie Kinsella.

O filme tem o mesmo estilo de “O Diabo Veste Prada”, e o ideal é entrar em cartaz justamente nos tempos de crise. Nas saídas do cinema veremos todos os tipos de consumistas, algumas falando sobre o casaco da protagonista, outras sobre as contas que tem para pagar (e gastaram o dinheiro em uma sessão de cinema), outras pensando que nunca serão tão consumistas assim... enfim, tudo faz parte do capitalismo. Não quer ser igual? Pague e personalize. Gaste.

Bem diria a Pitty,
"Pense, fale, compre, beba Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste, viva..."

Para quem não pode, o ideal é parcelar em até 50 vezes sem juros no cartão de crédito.

Quem nunca se deparou em uma situação dessas?
Eu quero tanto algo, e depois de comprar o bendito produto, não sabe qual é a finalidade daquilo. Larga o coitado pelos cantos, e é claro, a culpa sempre é da mídia e do marketing.

Nos sentimos culpados, para que ter 20 calças? 30 pares de sapato? 50 blusas? Sabe Deus quantas batinas tem o Papa...
E o pior, são todas iguais, ou pelo menos parecidas.

Vai chegar uma hora em que o consumo vai reduzir, com certeza. Mas por enquanto a gente vai parcelando, gastando, pedindo, se virando, se endividando...
E a culpa é sempre da mídia e do marketing.

Crise para quem se eu tenho o meu cartão de crédito?

7 comentários:

  1. Está dividida.
    A culpa é da ingenuidade das pessoas ao lidar com dinheiro.
    Não se deve gastar dinheiro como se o tal crescesse em árvore!
    O incentivo ao estudo da arte das finanças e economia poderia ser ensinado nas escolas ainda no ensino médio.
    Porém, por mais de quem seja a culpa, o MKT e a propaganda detém uma parcela na situação. A mídia cria um desejo no produto, transformando em necessidade qualquer coisa que aparece na TV (polishops da vida...).

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em um país capitalista,nada como nos ajustarmos a ele não é.

    ResponderExcluir
  3. Pode-se gastar dinheiro, desde que se tenha a árvore com raízes profundas sim!
    O quê é preocupante é que muitas pessoas agem por impulso, agem de acordo com o que a mídia dita. Isto não é legal.
    O cartão de crédito deve ser usado com muito critério, mas é um benefício.
    Eu creio que a humanidade está aprendendo aos poucos a ter mais discernimento, mas a realidade é que temos necessidade de conforto e de estar conectado ao mundo. Imagina vc sem um .mp3 player ao menos.
    Eu me sinto feliz dando oportunidade de negócios para as pessoas. Por isso que eu estou obtendo sucesso, qualquer coisa, estou no msn sejamilionarioagel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. As pessoas deveriam pensar na situação do nosso planeta quando forem comprar algo.. principalmente se não for importante!!
    Não é só o mercado financeiro que está em crise, mas tbm o meio ambiente!!! não da para esquecer, que sem o nosso planeta não haverá vida!e sem vida, sem compras...

    ResponderExcluir
  5. ninguem quer saber como está o mundo, o "importante" é gastar, gastar e gastar, sem pensar em nada, é assim que vive muitas pessoas no mundo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Todos nós somos afetados em maior ou menor grau pela onda do consumismo propagada na mídia !!Eu mesma que sempre me vi como uma pessoa economista, esses dias foi só estar com um $$ a mais no bolso que não pude resistir a uma liquidação de roupas.Entrei na loja e provei quase metade da loja, mas aos poucos fui percebendo que eu estava agindo por impulso..Fui para comprar uma jaqueta, mas acabei provando lingerries e vestidos, que na hora achei a minha cara.Parei,olhei para as peças, e consegui me conter:"hoje eu não vou levar isso",vim para comprar uma jaqueta!!Como não havia visto nenhuma de meu agrado, acabei levando uma blusinha xadrez que há muito tempo procurava.Resultado:não achei a jaqueta que procurava mas consegui me conter e não comprar o montaréu de roupas.
    O que percebo é que as pessoas não compram somente a roupa,elas compram uma necessidade de se sentir bem, de se sentir valorizada, de encontrar uma peça que transmita um pouco da sua personalidade..O problema é quando ao invés de coisas úteis compramos coisas fúteis!Tentar administrar bem nosso dinheiro e ser mais fortes que nossos impulsos consumistas!!é a minha dica!!Pense racionalmente!!o que estou comprando me é realmente útil?ou apenas estou comprando por comprar?!!

    ResponderExcluir